segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

PARAÉÉÉNS BELÉM!



Não é todo dia que se faz 393 anos. E hoje, dia 12 de Janeiro de 2009, nada melhor do que parabenizar Santa Maria de Belém do Grão Pará (mais conhecida como Belém do Pará), a cidade das mangueiras que alguns mal-informados acham que a globalização ainda não bateu na porta. Com muitos pontos turísticos, chega a ser apaixonante pra quem vive, já não sei pra quem visita. Possui 1,424 milhão de habitantes (IBEG/2008), e um mercado de peixe, que por algum motivo que eu desconheço, tornou-se bem popular. O açaí faz parte da sobremesa de muitos paraenses, não há quem resista. Eu (particularmente) tomo com muito, mas muito açúcar e com farinha de tapioca, mas deixemos a água-na-boca de lado. Belém tem um ritmo musical inigualável, bem brega (rs) diga-se de passagem. Caixas de som de quase 5 metros de altura é uma das principais características desse ritmo, e não há quem não conheça o famoso som da banda Calypso. Além disso, ainda tem o famosissímo Círio de Nazaré, arrastado (e bem arrastado, acredite) pela força da fé de cada um que participa. É lindo! Mas falado de hoje, não sei se muita gente se importa, mas sei que tem gente que vai comemorar. Como? Cerveja, claro. Não que eu seja a favor disso, mas muita gente é. Acredito, também, que alguns visitarão pontos turísticos, e talvez tenha algum show de comemoração em alguma parte do centro da cidade (sou desenformada, fato). Todavia, minha paixão pela cidade não diminui por eu ser menor de idade e não poder dirigir até o centro. Então, os meus mais sinceros votos de paz e muitos anos de vida (rs) para essa nossa cidade maravilhosa.
Raisa Araújo


(Alguns dados foram retirados do site wikipédia)

Um comentário: