quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Círio 09

Em Outubro Belém muda, fica mais viva, mais quente, mais linda. Pra alguns, Outubro é mais um mês no calendário, nada de especial acontece; pra outros, Outubro é tudo. É o mês do Círio. O mês do natal dos paraenses. E embora eu ache super careta falar "natal dos paraenses", com certeza não conseguiria achar metáfora melhor para a imensidão dessa coisa.

Milhares de pessoas atrás de uma imagem entalhada, com seu suor, suas crenças, sua alegria, suas tristezas e suas promessas. Pequenas casas de madeira são carregadas, braços, pernas e mãos de gesso são erguidas, filhos vestidos de anjinhos nos ombros de seus pais lembram o paraíso. E na corda, não se vê beleza ou feiúra, não se vê pobres ou ricos, não se vê melhores nem piores. Apenas se vê todos iguais, cada um lutando por alguma coisa, seja lá o que for.

E assim se segue o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A coisa mais simples e mais linda que já vi em toda minha vida. Quem nunca foi à procissão, jamais entenderá do que estou falando, assim como os que não acreditam no que eu acredito. E não importa se todos os anos estou presente lá, o que importa é que cada ano é um ano, e sempre a emoção de estar ali é do tamanho do planeta.

Pra quem não sabe:
O Círio é sempre no segundo domingo de Outubro e segue um enorme ritual. Tem a divulgação do manto (que no caso foi hoje às 18:00h). Depois ela vai de um lado para o outro. Na sexta ela passa aqui na frente de casa e é lindo. E depois ela vai pelo mar, que é o Círio fluvial. No sábado a noite (umas 16:00h), ela volta de algum lugar e vai para o lugar de onde ela vai sair no domingo de "madrugada". E essa procissão do sábado à noite já é tão grande e tão linda quanto o próprio Círio, é essa que eu e meus pais acompanhamos. E no domingo, depois da procissão tem o almoço em família, é uma parte que podemos considerar, já que a minha avó faz uma maniçoba MARAVILHOSA o que na certa causaria muita (muitissima) repulsa em algumas das mais diversas pessoas frescas espalhadas por esse vasto mundo, mas é uma delícia, dou minha palavra.
Se eu consegui tirar alguma foto com a minha ultra câmera, posto aqui.

Beijos queridos leitores, e um Feliz Círio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário