É, meus queridos leitores, o Fórum Social Mundial está acontecendo aqui (nos dias 27 de Janeiro a 1º de Fevereiro) , em Belém do Pará, o tal fim de mundo (hehe). Bem, eu não saberia dizer muito sobre ele, mas sei que se trata de um tipo de reunião entre todos os países do mundo para resolver problemas sócias, como a saúde, a educação, a falta de moradia e outras coisas que se relacionem. E também para resolver problemas ambientais, como o aquecimento global, o derretimento das Calotas Polares, a mudança brusca na temperatura, e enfins.
O FSM foi criado em 2000, justamente com o propósito de resolver de uma forma conjunta, não tão pratica, eu diria, os tantos problemas da humaninda. Foi criado, também, para mostrar (ou conscientizar) que fóruns feitos para discutir o fim que montadoras de automóveis levarão, ou para discutir problemas no capitalismo não são mais importantes que o bem-estar da sociedade.
E hoje, recebemos a ilustre visita do presidente de nossa tão adorável pátria, Luiz Inácio Lula da Silva. Recebemos também a visita de outros chefes de estados, que sinto não poder informar pela minha falta de informação. Além dos chefes de estados, vieram também, pessoas das mais diferentes religiões, culturas e etnias. É uma mistura muito agradável de se ver pelas ruas. Pessoas muito diferente do meu cotidiano. A cidade, claro, está tomada de enfeites coloridos e frases de boas-vindas em inglês. Mas voltando ao objetivo, bem, espero que a partir de agora as pessoas vejam que Belém não é tão menos importante quanto as outras capitais brasileiras. E espero que essas discussões e conclusões lá tidas, tenham aqui e no mundo inteiro seus efeitos.
E aqui, algumas fotos do FSM 2009: